Radiografia de um esporão a seta indica o Esporão do Calcanêo |
O esporão de calcâneo é quando uma pessoa apresenta uma calcificação no osso calcâneo que se localiza no calcanhar. Esta nome é uma referência à espora do galo devido a semelhança com a lesão.
Está patologia esta associada a :
- tendinite crônica da fáscia plantar que pode provocar uma calcificação na inserção deste músculo no osso calcâneo ou,
- tendinite crônica afetando a inserção do tríceps sural (tendão de Aquiles) provocando uma calcificação em forma de esporão em direção a sola do pé ou,
- um calo ósseo no próprio calcâneo devido ao excesso de impacto do calcanhar com o chão .
Só as tendinites na sola do pé não caracterizam o esporão, que tem seu diagnostico confirmado pela simples imagem do Radiografia.
O que é importante no caso , é não deixar evoluir as tendinites a este ponto, pois para o corredor que apresenta o esporão existe uma alta probabilidade de indicação cirúrgica. Em alguns casos , a fisioterapia associada ao uso de uma calcanheira ajudam a aliviar os sintomas pela ação antiinflamatória e também diminuindo o impacto do pé no solo. Também é indicado uma reeducação da marcha e da corrida a fim de diminuir o impacto do calcanhar com o solo, dando soluções biomecânicas ao problema.
Também é importante um trabalho preventivo , ou seja, aqueles que sentem a região sensível após as rodagens devem trabalhar com um bom amortecimento no calcanhar e não correr com tênis muito velho, não andar descalço etc...
Outra coisa importante é não deixar as lesões evoluírem demais, ou seja, sentiu dor procure um médico para receber o tratamento adequado, ao invés de achar que é frescura ou que isto passa sozinho. Outra coisa é evitar de correr com dor no local pois isto também agrava a lesão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário