sábado, 14 de agosto de 2010

ADAPTAÇÃO, DANO E MORTE CELULAR

A celula normal encontra-se em homeostase (homeo = igual; stasis = ficar parado) ou seja, é uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. O meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado de líquido intersticial (intercelular).Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém:
ஜ A concentração apropriada de substâncias químicas,
ஜMantém a temperatura,
ஜE a pressão adequadas.
Com os danos que ocorre a celula esta em constante adaptação com a consequentes lesões celulares,essa lesão pode ser reversível-adaptação e degeneração e irreversível-apoptose e necrose, exemplificando;
*Lesão celular reversível - Ex.: Edema - O edema é um acúmulo de líquido nas células, tornando o local inchado, quente e vermelho. Após o tratamento específico esse local terá sua integridade reestabelecida, tudo voltará ao normal.
*Lesão celular irrversível - Ex.: Necrose - Necrose é a morte do local, tecido, célula, etc. Sendo assim, não tem como reverter o processo uma vez que as célular morreram.

A PATOLOGIA

Patologia (derivado do grego pathos-doença, e logia-estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças. As generalidade da patologia envolvem sá doenças modificadoras do sistema, como a que é transmitida pelo vírus espotorméticodigrato, Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em:
patologia geral
Está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças.
patologia especial
Examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos.
Áreas;
Todas as doenças têm causa (ou causas) que age(m) por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais do organismo ou parte dele, produzindo subjetivas(sintomas) o objetivas(sinais).
A patologia engloba áreas diferentes como;
Etiologia-Estuda as causa gerais de todos os tipos de doenças,podendo ser determinado por fatores intrísecos ou adquiridos.
Patogenia-É o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.

Fonte-wikipedia