terça-feira, 7 de setembro de 2010

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Oi Gente hoje vim aqui falar um pouco sobre essa doença que é pouco comentada na sociedade mais que esta sendo bem comum, que me deparei com ela esses ultimos meses e me aprofundei um pouco no assunto pois infelismente o médico esta com suspeita de que minha mae possa ter entao vim postar pra v6 um pouco do que aprendi...

O que é?
Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão(fig 01), originando sintomas característicos que serão descritos adiante.
Representa doença muito comum e pouco conhecida entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos, pode ocorrer com menor frequência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.
fig 01
Local de dor e compressão


Sintomas mais comuns:                                                                         Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. Caracteristicamente esses sintomas ocorrem durante a noite, fazendo com que as pessoas tenham que levantar, movimentar as mãos ou mesmo coloca-las em imersão de água quente; algumas vezes pode surgir dor em todo membro superior (mão, antebraço e braço); também são frequentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes. Com muita frequência as pessoas imaginam que estão tendo "derrame" ou "problemas de circulação" procurando assistência médica especializada nessa área. Esses sintomas de dormência e formigamento podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correto seja retardado.

Motivos conhecidos:
Na maioria dos casos essa compressão do nervo na região do punho ("nervo preso") deve-se a estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crônica não específicados tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor frequência podem exister doenças associadas comprimindo o nervo. É importante ressaltar que mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados por edema ("inchaço") próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos (exemplo ordenha de leite) podem desencadear sintomas de compressão do nervo.

Diagnostico:
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia(fig 02); nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.

fig 02
A Eletroneuromiografia
Tratamento:
O tratamento para os casos de compressão leve (critério baseado no exame eletroneuromiográfico) pode ser inicialmente feito imobilizando-se o punho por "splints"; jamais o punho deve ser enfaixado pois pode piorar a compressão; também deve ser evitada qualquer medida fisioterápica nessa fase. Os "splints" são pequenas talas de material duro porém flexível que são colocados desde a mão até o antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados(fig 03). Os remédios ou infiltrações no local podem ser utilizados, porém são sempre paliativos ou seja não resolvem o problema definitivamente.

Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia(fig04). O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo fica comprimido muito tempo pode haver atrofia definitiva ("nervo atrofiado ou seco") com pouca recuperação mesmo após a cirurgia, entao entra a fisioterapia pois a fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos nos dois casos, como: analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento tem uma otima evolução com o fisioterapeuta.
fig 04
Liberação cirurgica

5 comentários:

  1. PARABENS PELO ESCLARECIMENTO DESSA DOENÇA O MEU MEDICO DISSE QUE EU ESTOU COM SINDROME DO TUNEL DO CARPO E EU NAO SABIA DO QUE SE TRATAVA A GORA JA SEI OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES

    ResponderExcluir
  2. Sempre que procurei o medico e reclamei das dores e dormência na mão, me pediam exames de sangue e por coincidência tinha o colesterol e triglicerídeos elevados e sempre me recomendavam caminhar, diziam que era sedentarismo, mas nunca levaram em conta que sou costureira, e sendo assim foram anos, muitos muitos mesmo, obrigado que bom que vocês estão disponíveis aqui através da internet. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. a minha mae adquiriu essa doença e a sua explicaçao foi muito util

    ResponderExcluir
  4. Muto esclarecedor, parabéns!!! Tenho esse problema e muitas pessoas sequer sabem do que se trata, nem eu tinha conhecimento. No inicio eu achei que era circulação devido a gravidez, mas já fiz duas eletroneuromiografia e meu caso é grave infelizmente.
    Quitéria Gomes

    ResponderExcluir
  5. Olá eu sou Carmen de Oliveira
    Já passei por todos os processos.
    E foi detectada a sindrome do tunel do carpo.
    E operei a mão direita, ja consigo dormir.
    Agora é so esperar em Deus.
    Obrigada por maiores esclerecimentos

    ResponderExcluir